A sua convenção oficial na Europa

“Mas Vós, Quem Dizeis Que Eu Sou?” Pr. Samuel Silva

14-12-2010 17:08

Uma Reflexão Natalina em Mateus (16.13-17)

Jesus caminhava com seus discípulos. Mateus nos informa que iam em direção à Cesaréia de Filipe. A caminhada seguia o seu curso, lenta e descontraída. A conversa era informal. Sendo Mestre por excelência, Jesus percebeu ser aquele o momento ideal, em que caminhavam todos descontraídos, livres de qualquer tensão ou pressão das multidões, para colher a opinião deles sobre “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?” E, claro, na mesma conversa informal, Jesus também buscaria saber particularmente a opinião dos seus discípulos sobre o que estes também pensavam a respeito daquEle a quem seguiam com tanto entusiasmo.

Foi com muita naturalidade que que os discípulos começaram a responder a pergunta do Mestre e passaram a relatar a impressão da opinião pública. “E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas”. É perceptível o quão enganada estava a sociedade dos dias de Jesus. Cometiam o escandaloso equívoco de equiparar Jesus aos outros profetas que foram antes d`Ele. Aliás, pasme o leitor, muitos judeus encontravam-se em situação ainda pior, pois julgavam-no inferior a Abraão: “És maior do que Abraão, o nosso pai, que morreu? Também os profetas morreram. Quem, pois, te fazes ser? (Jo 8.53). E Jesus, corajosamente não perdeu a oportunidade de divulgar a sua deidade: “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.” (Jo 8.58). É de bom alvitre que o distinto leitor confira todo este caloroso diálogo entre Jesus e seus opositores (Jo 8. 21-59).

Nos dias hodiernos, não é diferente. Cada qual tem a sua própria opinião sobre quem é Jesus. Para refrescar a mente do leitor, citaremos apenas algumas correntes de pensamento sobre a pessoa de Jesus: os intelectuais o vêem como um Ser Cósmico. Os Espíritas o vêem como um Espírito Evoluído, uma Energia Imanente. Os adeptos da Teologia da Libertação conferem à pessoa de Jesus um mero status de um revolucionário. Já os religiosos propriamente ditos, ainda hoje têm uma visão míope de Jesus, pois o vêem com uma simples visão espiritualizada - diferente de uma visão espiritual, pois as coisas espirituais só é possível discerní-las espiritualmente. Assim, os religiosos enxergam Jesus simplesmente como mais um caminho possível, somado com os seus outros deuses, ídolos e crendices.

Jesus então ouve as impressões colhidas pelos seus discípulos e faz a sua própria interpretação do relato de cada um e então solta esta pergunta retumbante, ensurdecedora, contundente para a cosciência de cada um que se instala como cristão: “Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?” Felizmente Pedro salvou a categoria, embora os créditos não fossem necessariamente dele, pois fora nitidamente o Pai quem revelara a Pedro, como o próprio Jesus denunciou. Pedro, na sua natureza carnal e humana, jamais teria resposta tão satisfatória. Mesmo assim, Jesus elogia não necessariamente a resposta de Pedro, mas o privilégio que este tivera em ser o receptáculo da Revelação divina e ter tido a coragem de se posicionar, revelando-a ao grupo. A resposta dada prontamente à pergunta do Mestre, qual seja: “Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?”. “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” mereceu o elogio do Senhor porque Ele realmente O era. Diante de tal resposta tão completa, Jesus conferiu a Pedro o status de Bem – aventurado. A Alegria de Jesus diante desta assertiva petrina era pelo grande motivo de que a sua Igreja, representada naquele pequeno grupo, tinha agora o entendimento correto de quem era a Pessoa de Jesus e a que veio. As multidões seguiam-no pelos milagres que fazia, pelo pão que se multiplicava, e assim sucessivamente. Mas a Igreja, representada nos seus discípulos tinham a responsabilidade de proclamá-lo como o Cristo, o Filho do Deus vivo e por conseguinte, o salvador da humanidade.

Às vesperas de mais um Natal, a história se repete. (Para uma melhor compreensão sobre a importância do Natal de Jesus para toda a humanidade, leia neste Portal o Artigo “E se Jesus não tivesse nascido? - https://www.iadcg.org/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=1273&Itemid=68). Muitas instituições filantrópicas até fazem referência a Jesus, mas apenas para aumentar as suas arrecadaçãoes filantrópicas. O Comércio também faz referência ao “Menino Jesus” e até cantam para ele, mas com o fim que todos sabemos. Enfim, as pessoas em geral, num tom piedoso, também falam do Jesus do Natal, mas apenas para descarregarem as suas consciências.

Diante do forte apelo comercial e da verdade distorcida em torno do Natal de Jesus, através desta singela reflexão, o Senhor Jesus se dirige aos seus seguidores e lhes pergunta categoricamente: “Mas vós, quem dizeis que eu sou?”. Se a sua resposta está em concordância com a resposta do apóstolo Pedro, então és também um Bem – aventurado e com certeza terás de fato um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Soli Deo Glória!

Créditos: Secretaria de Relações Públicas da COMADEMS.

Contatos

COMADEUR - Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus para a Europa

secretariadacomadeur@gmail.com - secretaria da comadeur@hotmail.com

Praceta João Manuel Cordeiro Pereira, 297
Código Postal 2750-431 - Cascais, Lisboa, Portugal.

(+351) 219 384 810 ====================================================== Webmaster: Ev. Wagner Costa - ** E-mail: wagneron@hotmail.com **

Procurar no site

Notícias

10-03-2011 12:47

Você já descobriu o teu Dom e os Talentos que Deus te entregou?

I Cor 7:7 “...Mas cada um tem de Deus o seu próprio (dom), um deste modo, e outro daquele”. I Cor 12: 4 – 12 “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em...
14-12-2010 17:08

“Mas Vós, Quem Dizeis Que Eu Sou?” Pr. Samuel Silva

Uma Reflexão Natalina em Mateus (16.13-17) Jesus caminhava com seus discípulos. Mateus nos informa que iam em direção à Cesaréia de Filipe. A caminhada seguia o seu curso, lenta e descontraída. A conversa era informal. Sendo Mestre por excelência, Jesus percebeu ser aquele o momento ideal, em que...
14-12-2010 17:03

A oração eficaz - Pr. Lourival Garcia Premoli - IAPADE

Isaías 37:16-20 O SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. Inclina, ó SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e vê; e ouve todas as palavras de Senaqueribe, as quais...
24-09-2010 17:21

Filipe: Um Missionário Competente - Pr. Samuel Silva

Vivemos dias em que a competência é um importante requisito para a sobrevivência em qualquer área profissional. Isso é ponto pacífico. O que muitos aspirantes ignoram é que para desenvolver-se no ministério cristão, também são necessárias certas competências. Foi o próprio Senhor Jesus quem abordou...
24-09-2010 17:08

Resgatando a Prática do Aconselhamento Pastoral - Pr. Samuel Silva

Em todos os lugares do universo, quer nos países subdesenvolvidos, emergentes ou mesmo nos chamados países de primeiro mundo, homens e mulheres, mesmo nascidos de novo, têm necessidades de ordem psicológicas não resolvidas. Problemas que angustiam, deprimem e fazem sofrer. O conselheiro competente...
21-09-2010 19:30

O que nos reserva o amanhã? Pr. Israel Lemos

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." (Salmo 37:5). "Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará." (Provérbios 27:1). O que nos reserva o amanhã? Actualmente muitas pessoas se perguntam: “O que este ano ainda reserva para mim ou para nós?” Essa questão...
21-09-2010 19:00

O que significa o Ministério Eclesiástico? Pr. Israel Lemos

MINISTÉRIO ECLESIÁTICO... Gabinete oficial do clérigo da igreja cristã, para apoio, cobertura e directriz da ordem sacerdotal, com o objectivo de prover aos seus membros os meios necessários no desempenho do ofício eclesiástico. Segundo uma síntese dada em uma aula do pr. João Marcos M. Teixeira na...

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode